Web Page Maker

Maio! Um mês Mariano

Imbuídos pela alegria do Cristo ressuscitado iniciamos mais um mês, para o calendário civil, talvez possa ser apenas mais um mês, mas para os fieis católicos, este se reveste de especial significado, pois, nele comemoramos datas importantes.

Neste ano, estamos vivenciando o “Ano Mariano”, por ocasião da comemoração dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e celebramos também nossa Senhora de Fátima, em que comemoramos os 100 anos de sua aparição. Ambas, Maria, mas por seu cuidado maternal, manifestam-se em lugares diferentes e recebem títulos diferentes. 

É nesse espírito festivo que trilharemos o mês de maio. Como já é tradição, as crianças se ajuntam aos pés da imagem da virgem para prestar-lhe homenagem, por meio da coroação. Reconhecemos bem que não é a imagem que homenageamos, mas aquela que foi mãe do Salvador, e que aos pés da Cruz, o Cristo nos deu como mãe.

O mês de maio é rico para nossas comunidades, pastorais e movimentos, pois, movidos pelas homenagens a Maria, as barraquinhas tornam locais especiais de convivência e confraternização de nossas famílias, que após as celebrações se reúnem em torno das mesmas para saborearem pratos típicos dessa época.

Neste mês, lembramos também o esposo de Maria, São José - protetor e modelo de todos trabalhadores. Por isso, no dia primeiro, festejamos o dia dos trabalhadores e trabalhadoras, e na atual conjuntura reclamamos nossos direitos que estão ameaçados por políticos que não estão preocupados com a boa qualidade de vida e a dignidade integral da população trabalhadora.

Em 22 de maio encontramos muitas pessoas que acorrem aos templos dedicados a Santa Rita de Cássia, para pedir ou agradecer alguma graça.

 Neste contexto religioso, não podemos deixar de mencionar o segundo domingo de maio em que comemoramos o dia das mães. A estas redemos homenagens por serem guerreiras que com determinação e coragem lutam pela qualidade de vida de seus filhos.

Finalizando este tempo pascal, celebraremos a ascensão do Senhor. Cristo que sobe ao céu a vista de seus discípulos e os enviam em missão para pregar o Evangelho a toda criatura.

Querido irmão e querida irmã muitas situações boas nos são reservadas neste mês de maio, e que bom que vivemos em comunidade para experimentarmos esses momentos belos de nossa caminhada de fé. 

Deixemos ser interpelados por estes momentos, para que possamos nos esforçar a cada dia para sermos melhores e assim vivenciarmos de forma mais assídua a Palavra de Deus em nossa vida.

Que Maria, a mulher do sim, a serva fiel, a nossa mãe, interceda por nós junto ao seu Filho e que assim nos aproximemos mais de Jesus, o único que nos leva ao Pai.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        (Pe. Vanderlei)